quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Amor em Pedaços

Amor em pedaços era o meu bolo preferido quando eu era criança (e acho que ainda é o meu preferido), mais ainda do que de chocolate. Minha vó fazia esse bolo vez por outra e eu comia na assadeira ainda, antes de vovó cortar o bolo. O bom dele é que fica uma delícia sem a cobertura de açúcar e melhor ainda com ela. Agora eu não sei o porque do nome, tem gente que chama "amor aos pedaços", mas eu acho muito triste, e desde pequena chamo de "amor em pedaços", pois acho que se é pra ter amor e pedaços no nome do bolo que ele seja feliz. Muito melhor servir pedacinhos de amor do que amor despedaçado, se é que vocês me entendem.
Mas chega de lero-lero que eu sei que o que todo mundo quer mesmo é a receita (de vovó Christina).
Amor em Pedaços

Ingredientes:

4 ovos
3 xícaras de açúcar
3 colheres de sopa generosas de manteiga
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento
1 colher de chá de bicarbonato
100 ml de leite
raspas de 1 limão (só o verdinho ou amarelo, depende do limão, não pode ter a parte branca que amarga)
Para a cobertura:
250g de açúcar refinado peneirado
4 colheres de sopa de suco de laranja (se voê gostar de um sabor mais acentuado, pode colocar mais laranja)
Modo de Fazer:
1. Separe as claras e as gemas. Bata as claras em neve e reserve.
2. Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme fofo, adicione as gemas e bata bem. alterne a farinha, o fermento e o bicarbonato com o leite, se precisar coloque um pouquinho mais de leite.
3. Acrescente as raspas de limão e por último as claras em neve.
4. Unte e enfarinhe uma assadeira e despeje a massa. Leve ao forno (180 °C) preaquecido por 40 minutos ou até que ao enfiar uma faca ou palito ele saia limpo.
5. Faça a cobertura batendo o açúcar de confeiteiro com o suco de laranja.
6. Quando o bolo estiver pronto, cubra com a pasta de açúcar e laranja, no início vai ficar mole, mas quando o bolo esfriar vai formar uma cobertura durinha.
DICA: Se você mora em uma cidade mais quente e úmida, não acrescente mais suco de laranja à cobertura, só as 4 colheres são o ideal, pois a cobertura pode não endurecer.
7. Ao esfriar corte o bolo em quadrados ou losangos do tamanho que quiser e sirva.

4 comentários:

  1. Deve ficar bem docinho!!! É assim que se quer o amor :)

    ResponderExcluir
  2. Engracado, amor aos pedacos aqui em Minas e outro docinho, feito de abacaxi e coco...mas esse seu ta tao gostosinho...deu vontade de provar!

    ResponderExcluir
  3. Oi Má, o bolo de maça é delicioso, pode fazer que vc vai adorar...mas eu adorei mesmo é esse bolo, adoro receitas da vovó, já está na lista de receitinhas que preciso testar...hehe
    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Má, que bolo gostosinho! E receitas de Vó são sempre sensacionais, né, rsrsrs...
    Parabéns querida!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Dúvidas, comentários, dicas, sugestões, críticas. Fique à vontade, este é um espaço de trocas.